sábado, 14 de julho de 2012


LEITURA E TRADIÇÃO ORAL: A CULTURA E A SABEDORIA POPULAR NOS PROVÉRBIOS.


Por muito tempo a diversidade de gêneros textuais foi relegada ou limitada na sala de aula, por que o livro didático era considerado como a receita, aquele que deveria ser seguido e os gêneros trabalhados limitavam-se aos cânones literários. Porém, atualmente se tem um novo olhar, uma vez que muitos teóricos têm suscitado questionamentos e reflexões acerca da importância da diversidade textual e novas formas de trabalhá-la. Formas que possibilitem ao aluno percepção mais aguçada sobre os gêneros e seus usos na sociedade por meio muitas vezes das mídias.
Daí a escolha do gênero PROVÉRBIOS para a seguinte problemática: De que maneira os provérbios populares podem ser utilizados em sala de aula a fim de suscitar o prazer pela leitura? 
É importante lembrar que, as condições que possibilitam os usos e compreensão do gênero provérbios populares são bastante amplas, independente de sujeito enunciativo, uma vez que possui característica cosmopolita, ou seja, transcendem aspectos culturais, lingüísticos, sociais, geográficos e situações específicas.
Sendo assim, as atividades de leituras que envolvem este gênero em sala de aula são extremamente importantes e riquíssimas, pois através delas é possibilitado aos alunos melhor compreensão do mundo e posicionamento perante o mesmo. Além disso, é possível despertar no alunado o interesse pelo texto antes mesmo da leitura, já que esta modalidade já faz parte do seu cotidiano.
Esse plano de pesquisa se justifica então por reunir os temas leitura e oralidade, uma vez que os ditados populares ou provérbios surgem na tradição oral. Vale ressaltar que a oralidade transmite, de geração a geração, aspectos importantes, como a história de cada povo, sua cultura, suas peculiaridades etc., Dentre esses aspectos, são passados também os Provérbios, que expressam a sabedoria popular e podem proporcionar, em sala de aula, a valorização do conhecimento de mundo que o aluno tem a oferecer para a interpretação textual e por meio das mídias torna-se uma ferramenta fundamental de aprendizagem.  


Objetivo geral
·         Estabelecer uma relação entre os provérbios e seu aspecto intercultural.

Objetivos específicos
·               Transcender o texto escrito ou oral a fim de produzir sentidos nos variados contextos;

·               Compreender que um mesmo provérbio pode ser usado em diferentes situações comunicativas;

·               Conseguir identificar, nos provérbios, aspectos lingüístico-semánticos que corroboram para a produção de sentido;

·               Reconhecer as semelhanças e as diferenças entre o texto falado e o escrito;

·               Utilizar-se das mídias digitais e impressas como fonte de pesquisa e produção para socializar os conhecimentos ampliados por meio das atividades desenvolvidas.

METODOLOGIA

O estudo dos provérbios se deu através do Livro Cultura da Terra, da Fundação Cargill, onde vem provérbios brasileiros selecionados por regiões. Nestes foram investigados aspectos sociais, culturais, lingüísticos e semânticos que contribuiram para a produção de sentido.
Foi realizado um levantamento de textos teóricos sobre cultura; construção e produção de sentido; análise e interpretação através de mecanismos discursivos e lingüísticos; bem como diferenças sociais e regionais na produção do gênero.
         Como culminância do projeto os alunos criaram um livro sobre Provérbios os quais foram compartilhados entre as turmas da 6ª série.

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